[.LINKS:.] [..PROJETO..]  [..REPORTAGEM..]  [..FOTOGRAFIA..]

O famigerado Baltazar


Revisando meu comportamento encontrei padrões que denunciavam o vício. Algo que eu quero todos os dias e certamente é capaz de melhorar meu mau-humor. Minha droga é o Raio UHV. Alguns precisam de cigarro pra trabalhar, outros de cocaína pra se divertir. A minha é o sol. Uso sempre que posso, na rua, no trabalho ou em casa.

Pega leve, você pode dizer. Cara, eu sei que demais faz mal, mas poxa! Eu moro em Curitiba. Pegar algum UHV de qualidade nem sempre é fácil. Os catarinas que estão aqui pertinho conseguem bem mais sol que a gente. E no Nordestão? Eu não, mas ouvi dizer que lá rola quase todo dia, e também que algumas pessoas não vão trabalhar quando chove.

Quando falta UHV, a gente fala dele. No trabalho: "Cara, eu sei que tava precisando chover, mas pegar latão nesse tempo..." Em casa: "Amor, depois você arma o varalzinho na sala. Tá precisando sair um sol pra secar essa roupa".

Um amigo, outro viciado confesso em raios de sol, bom, ele tem uma teoria bastante peculiar para a falta de UHV em Curitiba. Seria tudo fruto de uma intriga, com trama complicada e conspirações.

Quando decidiu fixar raiz e escolheu as margens do Atuba como morada, Ébano Pereira trouxe seus bons amigos Baltazar Carrasco dos Reis e Mateus Leme. Iniciaram o povoado que hoje é a metrópole de 75 bairros e 2 milhões de pessoas e uma complexa teia social.

Naqueles tempos simples, em que todos se conheciam, Ébano Pereira, Baltazar Carrasco dos Reis e Mateus Leme desfrutavam de grande prestígio. Eram então os grandes senhores do povoado. A intriga teria começado mais ou menos na mesma época que Mateus Leme assumiu a direção do vilarejo.

Como fundador, Ébano gozava de um prestígio quase mítico. Estar em sua presença, para os colonos, era estar em companhia de um visionário, um pioneiro bravo e corajoso. Mateus Leme ia bem como administrador. Ciumento da posição dos amigos, Baltazar teria os amaldiçoado, enterrando sob o marco zero uma cabeça de bode.

Bom, quanto a mim... Eu só acho que meu amigo anda tomando sol demais.